terça-feira, 26 de janeiro de 2016

CONHECER DEUS EM CRISTO JESUS

Spurgeon assevera que “o estudo correto do eleito de Deus, é Deus. O estudo apropriado do cristão é a Divindade. A mais alta ciência, a mais elevada especulação, a mais poderosa filosofia que possa prender a atenção de um filho de Deus é o nome, a natureza, a pessoa, a obra, as ações e a existência do Grande Deus, a quem chamamos de Pai."

Nesse sentido, a única maneira de conhecermos a Deus e compreendermos a magnitude de Seu caráter é através de Jesus Cristo. “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” “Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.”  (João 1.14 e 18).

O próprio Senhor Jesus afirma que não há distinção entre o Pai e Ele. “Eu e o Pai somos um.” (João 10.30). Assim, quem conhece a Jesus conhece o Pai que O enviou. “Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto.” (João 14.7).

Por tratar-se de um assunto tão vasto, nossos pensamentos se perdem nessa imensidão que é o Ser de Deus. Todavia, Jesus sana as dúvidas que muitas vezes surgem nos corações dos cristãos por causa da incredulidade, como ocorreu com Filipe. “Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (João 14.9).

À medida que formos pedindo graça ao Senhor para abrir nosso entendimento e se revelar a nós por meio da sua Palavra e revelação do Espírito Santo, ficamos maravilhados ao contemplar a grandiosidade do caráter de Deus revelado em Cristo Jesus. Nessa atmosfera de comunhão passamos a exclamar: Nasci ontem, e nada sei! “Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo.” (2 Coríntios 4.6).

Desta forma, os cristãos necessitam conhecer mais e mais a Cristo Jesus, com firme determinação e perseverança. Paulo usa a expressão “sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus” para expressar o quão fundamental e nobre é para os cristãos conhecer incansavelmente o Senhor Jesus. “Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo” (Filipenses 3.8).

Tal atitude faz abrir nossas mentes tacanhas e nos liberta de estarmos cabisbaixos olhando para este “galinheiro”. Como disse Spurgeon, “o melhor estudo para expandir a alma é a ciência de Cristo e este crucificado, e o conhecimento da Divindade na gloriosa Trindade. Nada alargará mais o intelecto, nada expandirá mais a alma do homem do que a investigação dedicada, ansiosa e contínua do grande tema da Divindade.”

Portanto, fica esta reflexão a todos que querem viver piedosamente, deixando de desperdiçar o tempo com os cuidados desta vida, “antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.” (2 Pedro 3.18). Isso é ser próspero para Deus.
             
RODRIGO CESAR NOGUEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário