segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

A Soberania de Deus e os Projetos Humanos

Toda pessoa faz planos e projetos para a vida, os mais variados, sobretudo quando se inicia um novo ano. Porém, os cristãos não podem se esquecer de algo importantíssimo: Deus é Soberano.

Fazer planos e projetos não é pecado. Aliás, planejei nos últimos meses do ano passado elaborar este blog. Mas, por exemplo, se eu viver sobrecarregado com os meus projetos e mergulhado na ansiedade da expectativa do bom êxito dos meus planos, não colocando o Senhor em primeiro lugar em minha vida e não dependendo Dele, aí estarei pecando.

“O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” (Provérbios 16.9)

“Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do Senhor permanecerá.” (Provérbios 19.21)

O domínio de Deus é total. Ele determina como Ele mesmo escolhe e realiza tudo o que determina, e nada pode deter seu propósito ou frustrar os seus planos. Os projetos humanos são falíveis e muitas vezes se frustram. Ao passo que os desígnios de Deus são inalteráveis. Fui muito ajudado e fortalecido quando li o livro "Tomando decisões segundo a vontade de Deus", escrito pelo querido irmão Heber Campos Jr. (Ed. Fiel).

“Então, respondeu Jó ao Senhor: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” (Jó 42.1 e 2)

Assim, o que devemos fazer é orar ao Senhor, lançar sobre Ele toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós (I Pedro 5.7), e crer que o amanhã pertence a Deus, e Ele nos ama e sempre quer o melhor para nós.

Que façamos como nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nos ensina em sua Palavra: “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? (...) Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” (Mateus 6.27, 31-34)

Rodrigo Cesar Nogueira

2 comentários:

  1. Olá Rodrigo, tudo beleza? Muito bom o artigo, e agradeço pela sua visita e atenção ao Portal Teologia & Missões, que Deus te abençoe muito. Gostei também do seu Blog e dos temas já de início, já começando divulgando de forma coerente as Escrituras. Bora fazer a parceira sim, vou divulgar seu link no portal e também lá na nossa página no Facebook, e se puder fazer o mesmo divulgando aqui agradeço. E no que precisar compartilhar é só falar.
    https://www.facebook.com/portalteologia/?fref=ts

    Já é membro do Blogueiros do Brasil? Se não, mande convite e o link do seu Blog que o Erlon que é o administrador estará sempre divulgando o seu Blog para os demais blogueiros, lá tem uma turma muito de boa, nos apoia demais. Esse é o link da página:
    https://www.facebook.com/portalblogueirosdobrasil/?ref=ts&fref=ts

    Valeu irmão. Michael Rossane

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Michael, pelo incentivo. Estou engatinhando ainda como blogueiro, mas não vou desprezar o dia dos humildes começos!

    Até mais...Rodrigo

    ResponderExcluir