sábado, 3 de setembro de 2016

É PECADO "AFASTAR-SE DE ABRAÇAR"?

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar;"
(Eclesiastes 3.1 e 5b)

Senhor, me dê sabedoria para que eu possa discernir o tempo em que devo fazer alianças e o tempo em que devo me afastar delas.

Não se deve insistir em convivência que nos trazem prejuízos, a exemplo de Abraão e seu sobrinho Ló. No momento em que começou a haver pensamentos divergentes, a separação foi inevitável, conforme relata o texto em Gênesis 13.1-13.

Especificamente no verso 8, Abraão se posiciona e pede que não houvesse contenda entre os dois, e o verso 9 Abraão mais uma vez pede para que Ló se "aparte" dele e assim aconteceu. Em 1 Pedro 3.11 diz: "Aparte-se do mal", e em Provérbios 13.20 menciona que "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mal."

Como é difícil se apartar de quem amamos, mas o amor bíblico nos ensina que o amor é benigno, e que não procura os seus interesses (como Ló). Em 1 Coríntios 13 há o relato do amor altruísta, diferente do amor que Ló sentia por Abraão.

Vendo deste modo, entendemos que amar verdadeira e biblicamente é muitas vezes ter que se afastar de quem nos faz mal ou até mesmo nos leva a pecar. E é interessante que lá em Eclesiastes diz que há tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar, mas notem que ele não menciona qual o tempo!

Sendo assim, não devemos entrar em condenação quando nos afastamos e não temos prazer em alguém. Você pode sim amar a pessoa e ter perdoado a mesma, e não sentir prazer de estar junto, porque a bíblia nos ampara aqui em Eclesiastes 3.5b.

Que Deus nos dê discernimento para sabermos qual é o tempo de afastar-se de abraçar, e prosseguirmos a carreira que nos está proposta, honrando e amando a Deus de todo o nosso coração.

Haiany Tavares Gomes Nogueira


(NOTA: participação especial de minha esposa. Muito obrigado meu amor!)


4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom texto. Parabéns, Haiany pela participação.

    ResponderExcluir
  4. Legal Haiany... Com base bíblica, estamos seguros!!! Bom este assunto... Abraços.

    ResponderExcluir