quinta-feira, 10 de março de 2016

VERDADE REAL X VERDADE PESSOAL

Falta de referencial na pós-modernidade

Vivemos na era da pós-modernidade, onde a verdade está sendo determinada por cada pessoa. O pós-modernismo levanta a bandeira da verdade pessoal ou subjetiva, afirmando que a verdade real e absoluta não existe. É como se tem dito sobre a chamada ética situacional, ou seja, uma atitude vai estar certa ou errada dependendo do contexto ou da situação, não tendo por base um padrão pré-estabelecido.
Absurdamente se declara que o que é verdade para um indivíduo nem sempre é verdade para outro, e que cada pessoa tem a sua verdade como produto da cultura momentânea. Nossos dias são semelhantes aos que antecederam à época dos reis de Israel – “Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto.” (Juízes 21.25).
O pós-modernismo está tentando levar os cristãos a terem um modo de vida pagão, estampando insistentemente que não importa se o que se faz é certo ou errado aos olhos de Deus. Se uma atitude gera “bem-estar” ou “prazer” à pessoa (ver Hebreus 11.24 e 25), logo é tida como verdade. O foco está voltado para a criatura, desprezando-se o Criador.
Uma coisa é certa: tal tendência é completamente antibíblica. Os crentes em Cristo Jesus devem ter bem claro em suas mentes que a Verdade é uma pessoa: Jesus Cristo“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14.6).
Desta certeza decorre outra, também irrefutável: a Palavra de Deus é a verdade real e absoluta – “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17.17).
Assim, para saber se certo comportamento humano é correto ou reprovável, deve-se conferi-lo à luz da bíblia, tendo-a como o padrão pré-estabelecido por Deus para todas as épocas. Em outros termos, toda conduta humana e todos os padrões morais devem ser submetidos ao crivo da imutável Palavra de Deus – “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” (Hebreus 4.12).
Diante deste triste quadro de falta de referencial que a humanidade vive atualmente, há uma importante tarefa para a Igreja do Senhor: proclamar e resguardar a verdade bíblica a todo custo, para que o mundo veja que a verdade real é encontrada na Igreja e sustentada pela mesma, como assevera o apóstolo Paulo: “...a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.” (1 Timóteo 3.15).
  
"Deus só é corretamente servido quando sua lei for obedecida. Não se deixa a cada um a liberdade de codificar um sistema de religião ao sabor de sua própria inclinação, senão que o padrão de piedade deve ser tomado da Palavra de Deus". João Calvino


Rodrigo Cesar Nogueira

Um comentário:

  1. Amém filho. Que Deus nos ajude a viver e preservar a verdade até a morte...

    ResponderExcluir