quinta-feira, 24 de março de 2016

"...não acordeis, nem desperteis o amor, até que este o queira..." (Cantares 2.7)

Em 2 Samuel 13.1-22 encontramos uma história deprimente envolvendo um rapaz e uma moça.

Amnon, filho de Davi, se apaixonou por sua meia-irmã Tamar. E, no desenvolvimento da história, acontece a tragédia: Amnon força Tamar a ter relação sexual com ele, e um estupro se consuma.

Refletindo sobre esse fato, pude ver quantos namoros entre cristãos estão sendo balizados por sentimento doentil, desconfiança, fingimento e angústia, como aconteceu com Amnon e Tamar.

É certo que Deus fez do ser humano uma criatura relacional, e apaixonar-se é naturalmente próprio do homem e da mulher. Uma das muitas lições que esse texto nos ensina é que qualquer relacionamento fora dos princípios de Deus está fadado ao insucesso, e caminhará pela trilha do sofrimento e desgosto.

É isso que a bíblia quer nos ensinar. Não acorde, desperte o amor, até que ele o queira. Vai ter um dia em seu coração moça, em seu coração rapaz, que o amor irá despertar, permeado por valores e princípios divinos, e então você exclamará: UAAAAUUU!!

Portanto: pais, ensinem e alertem seus filhos sobre o perigo de se amar e desejar tudo o mais senão a agradar a Deus; filhos, cobrem de seus pais que eles imponham limites e disciplina sobre suas vidas; amigos, exortem a se arrependerem aqueles que estão prestes a se enveredar ou já estão trilhando pelo caminho da ilusão e transitoriedade dos desejos pecaminosos.

"Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição. Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranquilo e sem temor do mal." (Provérbios 1.32-33).

Rodrigo Cesar Nogueira

Um comentário:

  1. Amém... Que o temor do Senhor aperfeiçoe os caminhos de nossos jovens em santidade...

    ResponderExcluir