sábado, 20 de fevereiro de 2016

OBEDECER E PONTO FINAL

Observando a história do povo de Israel, vemos o amor constante de Deus aos seus escolhidos, tendo misericórdia e longanimidade deles, mesmo estes sendo tão rebeldes e desobedientes. Porém, com a esposa de Ló o Senhor tratou com a desobediência de forma intolerante e justa: “E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal.” (Gênesis 19.26).
   
Dentre diversos assuntos que podemos abstrair desta passagem, destaca-se neste artigo a questão da desobediência da mulher de Ló, bem como a disciplina severa de Deus contra tal pecado. Mas, por que houve desobediência? Porque uma ordem fora dada, porém não fora cabalmente obedecida. Os anjos enviados pelo Senhor conduziram Ló, sua esposa e suas filhas para fora de Sodoma, e anunciaram: “Livra-te, salva a tua vida; não olhes para trás, nem pares em toda a campina; foge para o monte, para que não pereças.” (Gênesis 19.17).
   
A esposa de Ló desobedeceu a uma ordem dada pelo Senhor, e seu fim foi trágico. Sua curiosidade e obstinação acarretaram a disciplina imediata de Deus, sem oportunidade para arrepender-se daquela desobediência. Que acontecimento terrível! Se não fossem as misericórdias do Senhor e o perdão propiciado por Cristo na cruz, a muito minha vida seria ceifada por Deus.
   
Em toda a bíblia fica claro que o Senhor exige obediência a Ele. “...Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar...” (1 Samuel 15.22). Em consequência desta obediência a Deus, Ele determina que os filhos obedeçam aos seus pais, para que tenham longevidade nesta terra, e não sejam exterminados como ocorreu com a mulher de Ló. “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.” (Efésios 6.1-3)

Escrevendo este artigo lembrei-me de quando meu pai me alertava sobre a prática da obediência, para o meu bem. Ele sempre dizia a mim e a meus irmãos “a obediência gera recompensa, a desobediência gera castigo”.

Para finalizar, faço referência ao capítulo 28 de Deuteronômio, onde Deus nos exorta acerca da obediência e suas bênçãos decorrentes (vers. 1 ao 14), bem como sobre os castigos advindos da desobediência (vers. 15 ao 68).
   
Querido leitor, façamos uma leitura minuciosa destes versículos e meditemos sobre a importância de obedecer ao que Deus ordena através da Sua palavra, para que cada dia mais o Senhor ganhe nossos corações rebeldes e compreendamos que nos cabe a obediência, e ponto final. 

Rodrigo Cesar Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário