terça-feira, 19 de abril de 2016

TEMOS QUE APRENDER A ESPERAR

Existe um verbo que, digo por mim, tem sido difícil de conjugá-lo: ESPERAR.

Esperar não é uma dificuldade somente para os pequeninos, conforme aquela música do Crianças Diante do Trono, mas também os adultos sofrem para aquietar-se e sossegar. Temos dificuldade em esperar em uma fila até sermos atendidos, esperar o semáforo abrir, esperar o almoço ficar pronto, esperar o ônibus chegar, esperar ficarmos curados de um machucado, esperar o pagamento sair, esperar voltar a luz, esperar, esperar, e esperar...

Na bíblia há registros de pessoas que aprenderam a esperar em Deus. José passou mais de dois anos na prisão (injustamente!) fazendo o quê? Esperando pelo agir soberano de Deus ao exaltá-lo perante a nação egípcia. Moisés, antes de liderar o êxodo do povo de Israel do cativeiro do Egito, ficou quarenta anos cuidando de ovelhas nas planícies de Midiã. Quarenta anos!

Davi, da mesma forma, esperou treze anos antes de tornar-se rei, vivendo como fugitivo, caçado e perseguido por Saul. Elias, por sua vez, esperou um longo período de tempo junto ao ribeiro chamado Querite, depois na cidade de Sarepta, antes de enfrentar o perverso império de Acabe e Jezabel. Ester esperou Deus usar sua vida para delatar ao rei, seu marido, uma conspiração secreta, e ao final salvar os judeus de um extermínio.

A espera é um método utilizado por Deus para polir nossas habilidades, quebrar nossas vontades, moldar nosso caráter e dar profundidade ao nosso modo de ser. Enquanto esperamos, Deus trabalha. “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera.” (Isaías 64.4).

Esperar contraria a natureza humana. Apressar é muito mais humano do que divino. Nos períodos de espera, Deus incute em nós a humildade, a dependência e a paciência.

Vejamos alguns textos no livro de Salmos que nos ajudam a compreender a necessidade da espera em nossas vidas, a fim de que o caráter de Cristo seja formado em nós:

“Com efeito, dos que em ti esperam, ninguém será envergonhado; envergonhados serão os que, sem causa, procedem traiçoeiramente.” (Salmo 25.3)

“Descansa no Senhor e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.” (Salmo 37.7)

“Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.” (Salmo 40.1)

“Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu.” (Salmo 42.5)

“Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação.” (Salmo 62.1)

“Quanto a mim, esperarei sempre e te louvarei mais e mais.” (Salmo 71.14)

Que a Palavra do Senhor ganhe os nossos corações a cada dia de espera nele, para que sejamos convencidos de que nos cabem a submissão e a obediência ao mover soberano de Deus nas circunstâncias. Enquanto isso, vamos esperar!

“Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.” (Salmo 27.14)

Rodrigo Cesar Nogueira

Um comentário:

  1. Amém!!! Ajuda-me, Senhor, a confiar, descansar e esperar em Ti!!!

    ResponderExcluir