sexta-feira, 15 de abril de 2016

TÃO GRANDE SALVAÇÃO

“como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?” (Hebreus 2.3)

    Devemos sempre relembrar a tão grande salvação realizada por Deus na pessoa do nosso Redentor Jesus Cristo.
    “Desperta-me a memória; entremos juntos em juízo; apresenta as tuas razões, para que possas justificar-te.” (Isaías 43.26). Estas palavras de Deus nos mostram que não há mérito algum no homem e nada que o ser humano (pecador) possa fazer para ser salvo e se justificar diante de Deus. Em primeiro lugar, estando o homem na situação de morto, impossível é sua auto-salvação, pois como um morto poderá tornar à vida ou fazer qualquer outra coisa? “Ele vos deu vida, estando vós mortos em vossos delitos e pecados,” (Efésios 2.1). “E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os vossos delitos;” (Colossenses 2.13).
    Em segundo lugar, seria possível ser justificado diante de Deus se houvesse o cumprimento total da lei. Mas somente Cristo Jesus cumpriu toda a lei, vivendo aqui nesta terra sem pecado algum. “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.” (Mateus 5.17); “Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.” (Hebreus 4.15).
     Mas os seres humanos são incapazes de cumprir a lei e satisfazer a justiça de Deus por si mesmos. “sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.” (Gálatas 2.16).
     Desta forma, a salvação é exclusivamente pela graça, mediante a fé em Jesus Cristo. “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos, ... Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;” (Efésios 2.4, 5 e 8).
    Essa tão grande salvação custou a vida do Unigênito do Pai, Jesus Cristo, nosso magnífico Redentor, por meio do derramamento do seu precioso sangue naquela cruz. Deus puniu todos os nossos pecados na pessoa de Cristo, Cordeiro sem defeito, nosso substituto. Que plano! Que amor é esse? Essa é a tão grande salvação!
    Assim, Deus justifica os pecadores eleitos por meio da fé em Jesus Cristo. Quando o Deus triplamente santo olha para os pecadores salvos pela Sua graça, Ele vê Cristo, satisfazendo, então, sua justiça. “Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes.” (Gálatas 3.26 e 27). Consequentemente, “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Romanos 5.1).
    O que nos resta é desfrutarmos dessa paz, rendermos ações de graças ao nosso Deus Todo-Poderoso, e amarmos intensamente nosso Salvador Jesus Cristo, pois somente Ele é digno de toda honra, glória e adoração.

“Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” (Filipenses 2.9 a 11)

Rodrigo Cesar Nogueira

Um comentário: